sábado, 6 de agosto de 2011

O Gigante e o Anão

Baseado em uma lenda espanhola


Em uma choupana entre as árvores, vivia um casal de gigantes. Certa vez, apareceu um anão muito necessitado, ninguém queria lhe dar emprego. Então, ele bateu na porta do gigante oferecendo seus serviços.

— Oh, estimado gigante. Há dias, não como nem durmo como deveria. Não tenho dinheiro nem trabalho. Peço, por favor, que me dê um emprego. Faço tudo o que você quiser: lavo, passo, limpo, caço...

— Tudo bem! Vou contratar os seus serviços, mas com uma condição: você terá que fazer as mesmas coisas que eu. Se as fizer, ficará rico. Mas, se não as fizer... será morto!

Na manhã seguinte, os dois foram roubar lenha em uma fazenda cujo dono era muito violento. O gigante começou a trabalhar, pondo em seus ombros um grande feixe de lenha. O anão, entretanto, só estirou uma comprida corda no chão.

— Que é que você está fazendo?

— Esse feixe que você está levando não é nada.

— Não? Pois eu quero ver você carregar um igual.

— Farei muito melhor. Enquanto eu não colocar na corda toda a madeira que há neste bosque, não sairei daqui.

— Você está louco? Se fizer isso, o dono pode nos ver e nos matar.

— Pouco me importa. Já tomei minha decisão: ou levo o bosque inteiro, ou não levo nada.

— Está bem. Você ganhou. Não leve nada. Mas vamos sair daqui agora.

Mais tarde, eles decidiram pegar água. Enquanto o gigante saiu de sua casa com muitos baldes, o anão levou uma picareta e uma pá.

— Por que você precisa dessas ferramentas?

— É que eu não vejo graça em carregar baldes. Minha intenção é desviar toda a água para a sua casa. Assim, você poderá viver tranquilamente.

— Está doido? Se o povo descobre isso, nos mata.

— Pouco me importa: ou levo toda a água para a sua casa, ou não levo nada.

— Chega de escavar. Você ganhou esta também. Agora, vamos voltar para casa.

Na manhã seguinte, o gigante deu ao anão um burro com dois sacos de dinheiro e lhe mandou embora. Assim que o anão se foi, a esposa do gigante lhe chamou atenção.

— Estúpido! Você não percebeu que aquele anão trapaceou o tempo todo? E ainda saiu com seu burro e todo seu dinheiro.

O gigante ficou furioso e foi atrás do anão. Assim que o pequenino percebeu que o grandalhão se aproximava, escondeu o burro atrás de um arbusto e deitou na grama, olhando para o céu, como se procurasse algo.

— Que é que você está vendo?

— Nada. É que aquele burro não aguentou tanto peso e começou a empacar. Então eu lhe dei um pontapé tão forte que ele foi para o alto e ainda não voltou. Só estou esperando ele chegar ao solo para lhe dar outro chute. E com esse, garanto que ele nunca mais voltará.

O gigante começou a correr e voltou à sua casa, de onde nunca mais saiu.

Um comentário: