sábado, 10 de dezembro de 2011

Cartas de Tati Bitate III - A Justin Bieber



No Meio do Anonimato, 21 de junho de 2011.

Para o Justin:

Faço esta carta sair do sul da América do Sul e voar até o norte da América do Norte apenas para dizer que, diferente de todas as meninas da minha idade, não sou uma belieber. Na verdade, até sou, mas no sentido real da palavra. Descarto a hipótese de ser uma fã endoidecida, mas assumo que sou alguém que acredita em seu trabalho.

Admito que considerava você só mais um garoto canadense que, embora gostasse de ser garoto e gostasse de ser canadense, não estava satisfeito em ser só mais um. Por isso, lutou pelo seu sonho adolescente e teve a sorte de ter sido descoberto e conseguiu reconhecimento pelo talento. Sendo assim, acabava me viciando nas suas músicas, mas não levava tão a sério a sua pessoa.

Você, no entanto, surpreendeu não só a mim como todas as pessoas que desprezavam ou eram indiferentes às suas ações, no fim do ano passado, quando lançou a música e o videoclipe Pray. Nesse vídeo, que arrebentou o recorde de visualizações, você mostrou ao mundo que está se dedicando a uma missão: a de levar alegria e conforto às crianças necessitadas da África.

O clipe, além de trazer uma mensagem muito bonita, de que devemos nos preocupar com nosso semelhante, ainda faz referências à religiosidade e mostra que a presença de uma rede de orações pode ajudar lugares afetados por desastres naturais, crianças doentes e pessoas sem moradia.

Infelizmente, há muitos críticos que dizem que tudo não passou de uma campanha para autopromoção, que você só está querendo se aparecer, que tenta imitar o Michael Jackson para ocupar seu posto de rei do pop. Ninguém é sincero a ponto de admitir que você somente está fazendo aquilo que está ao seu alcance.

Se realmente foi uma estratégia de marketing apenas para que você fique ainda mais comentado e destacado na mídia, isso eu não posso julgar. Acredito que somente você, em diálogo com a sua consciência, é capaz de refletir sobre tal fato. Porém, dou-lhe um voto de confiança, acredito que esteja se tornando um missionário de verdade e está incentivando outros adolescentes a fazerem o mesmo.

Por falar nisso, hoje é o início do verão no seu lado do planeta, mas, por aqui, começa o inverno. Nesses momentos, fico pensando no tanto de gente desabrigada que tem passado pelo frio desde o outono, que antecipou os ventos gelados.

Agora, minha mão esquerda passa a caneta por esse papel, enquanto o resto do meu corpo está embaixo de um edredom. Infelizmente, sei que muitas pessoas não têm o mesmo conforto e, por isso, eu rezo. Sigo seu conselho: I close my eyes, and pray. É o que está ao meu alcance.


Um beijinho bem demorado da sua belieber intelectual,
♥♥♥ Tati Bitate ♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário